EXPOCRISTÃ acontecerá de 25 a 30 de setembro
A EXPOCRISTÃ 2012 já tem data para acontecer. O maior evento internacional de produtos e serviços para cristãos acontecerá de 25 a 30 de setembro de 2012 no Anhembi em São Paulo. Para marcar o lançamento oficial deste evento, aconteceu nesta quinta-feira, dia 1º, no Holiday Inn Parque Anhembi, um Fórum que discutiu o crescimento deste meio. Especialistas do setor se encontraram para analisar projeções e dados. No final do evento foi promovida a entrega do prêmio Destaques ExpoCristã e uma do Renas ( Rede Evangélica de Ação Social) a Eduardo Berzin Filho, promotor do evento, em comemoração as dez edições.
Na parte da tarde, duas mesas de debates fizeram parte do solo. A primeira fez uma análise Setorial dos Evangélicos nos últimos 50 anos’ e recebeu os seguintes especialistas: André Santos, da AD Santos; Wilson Pereira Júnior, presidente da Anle; Maurício Soares, diretor artístico do selo gospel da Sony Music Brasil; Carlos Bezerra Júnior, deputado estadual por São Paulo; Tércio Freire, do Renas; José Maria Nogueira Lira da livraria Casa da Bíblia em Fortaleza (CE) debateram a qualidade destes produtos e de que forma as empresas devem se preparar para acompanhar este crescimento dos evangélicos que chegará a 109 milhões na próxima década.. Eduardo Berzin, presidente da EBF COMUNICAÇÕES, que organiza a EXPOCRISTÃ, participou da mesa e também fez importantes ponderações sobre o assunto.
Com a mediação do diretor de marketing, da EBF COMUNICAÇÕES, Rogério Barrios, o deputado estadual, Carlos Bezerra Júnior, foi o primeiro a comentar os gráficos e questionou a abertura da mídia evangélica para assuntos que afetam diretamente a sociedade, como a CPI do Trabalho Escravo conduzido em seu mandato. “Desafio para a mídia evangélica de fazer, escrever e transformar vidas. Falamos de nós para nós mesmos”, analise.
Tércio Freire, do Renas ( Rede Nacional de Ação Social), entidade que agrega entidades cristãs no resgate da cidadania, debateu a ampliação dos direitos humanos. “Muita das vezes a Constituição de 88 é preterida em detrimento de leis e estatutos.” Maurício Soares, outro convidado da análise setorial, apontou que as gravadoras evangélicas não estão prontas para acompanhar os avanços tecnológicos. “No próximo dia 08 de dezembro será lançado o Itunes no Brasil e as gravadoras evangélicas e não estão prontas para esta adequação.” Outro ponto ponderado pelo executivo é o cuidado que o segmento deve ter para alcançar o consumidor final. “De cada cem evangélicos, apenas sete freqüentam livraria durante o ano. Muita gente está preocupada em não perder este sete clientes, mas esquecem que há 93 que precisam ser alçados.” André Santos, da AD Santos, destacou a força do mercado editorial com a chegada da EXPOCRISTÃ e a possibilidade de relacionamento através deste evento. “A EXPOCRISTÃ contribuiu para crescimento deste mercado há dez anos”
A segunda rodada de discussão teve como tema a Influência da Mídia de Massa e contou com a participação do pastor titular da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos, Carlito Paes; Maurício Soares, diretor do selo gospel da Sony Music; Ester Rodrigues, diretora da IVC Comunicação; Alessandro Tostes Toledo, diretor da gravadora Novo Tempo e Cláudia Bastos, representando a Rede Gospel. Carlito Paes, que tem um programa na TV Band Vale, afiliada da Rede Bandeirantes, e uma emissora de rádio, explica que é preciso ter sensibilidade ao trabalhar com midia de massa. “A igreja precisa fazer uma releitura do movimento protestante e a mídia televisiva é uma ferramenta para causar um movimento. Mas ter um programa para falar só ‘evangeliquez’ não é sábio, já que a o espaço é caro. Pois temos que ter coisas boas para alcançar o não crente”. O diretor da NovoTempo, Alessandro Tostes, defende a ideia de se ter qualidade em qualquer campo. “A música precisa ter conteúdo e conceito cristão e não virar entretenimento, pois o dia que isso acontecer o reino acaba”.
As 18h teve início a solenidade de lançamento oficial da EXPOCRISTÃ com palavra do pastor Eli Fernandes, da Igreja Batista da Liberdade e representante do movimento Ame Brasil. Em sua ministração ele elogiou a ação da EBF COMUNICAÇÕES por utilizar métodos para aproximar suas organizações para demandas de crescimento. “É importante a presença de profissionais e empresas que façam e ampliem o relaconamento de evangelização utilizando as mídias e meios de comunicação, o qual EBF COMUNICAÇÕES tem sido destaque.”
@EXPOCRISTA | facebook.com/EXPOCRISTASP
Nenhum comentário:
Postar um comentário